A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 239

» Notícias


18/07/2016
Loja de materiais de construção é autuada por impor forma de pagamento

 Procon Cuiabá autuou a loja de materiais de construção Todimo, por impor uma única forma de pagamento ao consumidor em determinado produto. A irregularidade foi apurada na tarde desta sexta-feira (15), após uma denúncia realizada através do aplicativo do órgão. Segundo o denunciante, o estabelecimento permitia a compra de cimentos apenas à vista, proibindo qualquer aquisição do material por cartão de crédito. 

A pratica é considerada abusiva e gera constrangimento ao cliente, segundo o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor Carlos Rafael Carvalho. “Recebemos a denúncia e fomos realizar a fiscalização in loco, constatando que de fato essa prática tem sido adotada pelo empreendimento. A Lei municipal 5786/2014 é muito clara a respeito desta postura, proibindo qualquer cota mínima para a compra de produtos com cartões de crédito e debito e principalmente impondo ao consumidor a forma que ele deve adquirir a mercadoria”.

A ação visa também trazer um alerta aos comerciantes e consumidores a respeito desta postura, que ainda persiste em alguns estabelecimentos. Segundo o Procon Cuiabá, a partir do momento em que o fornecedor opta pela forma de pagamento via cartões de débito e crédito, ele não pode segmentar suas mercadorias, decidindo deliberadamente sobre quais devam ser vendidas por esta modalidade.

Após a constatação da irregularidade, a Todimo – Materiais para Construção foi autuada e tem o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa. Como a denúncia fora confirmada in loco, o estabelecimento será multado em valor ainda a ser definido.

As denúncias podem ser feitas na unidade do Procon Municipal, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.

Fonte: Circuito Mato Grosso